Seminário debate contribuição paulista para congresso UIA2020 no Rio de Janeiro – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Seminário debate contribuição paulista para congresso UIA2020 no Rio de Janeiro

Publicação

01.11.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Seminário debate contribuição paulista para congresso UIA2020 no Rio de Janeiro

Marina da Glória no Rio de Janeiro/RJ.
Marina da Glória no Rio de Janeiro/RJ. Imagem: Diego Baravelli/Wikimedia Commons.

A coordenadora do Comitê Científico do UIA2020, Elisabete França, e o comissário geral do congresso, Anderson Fioretti, estiveram nesta terça-feira, 30/10, na capital paulista participando de seminário interno promovido pelo CAU/SP com os coordenadores das 19 comissões da autarquia. O objetivo: debater uma “agenda paulista” de eventos para o congresso internacional.

A organização estima que mais de 7 mil arquitetos e urbanistas devem participar do UIA2020, programado para a segunda quinzena de julho de 2020, e que tem por tema central “Todos os mundos. Um só mundo”.

O evento será realizado em vários pontos do centro do Rio, com destaque para a Marina da Glória (local de abertura e encerramento da UIA2020) e Museu de Arte Moderna (MAM). Entre 30 e 40instituições da capital carioca podem sediar outros debates e exposições. O principal exemplo é o Palácio Gustavo Capanema, ícone do Modernismo brasileiro, que será uma das sedes.

O comissário do congresso UIA2020, Anderson Fioretti, e a coordenadora da Comissão do CAU/SP para este evento, Violeta Kubrusly.

A intenção do CAU/SP é contribuir para o UIA2020 estendendo uma programação de debates e seminários para o Estado de São Paulo, lar da maior população brasileira de arquitetos e urbanistas.

“Queremos aproximar todas as Comissões Permanentes e Temporárias do CAU e do CEAU [colegiado das entidades de Arquitetura e Urbanismo integrado pelo Conselho], visando a encontrar possíveis pontos convergentes e de integração temática entre os eixos do congresso mundial”, afirmou a coordenadora da Comissão de acompanhamento e proposições para o congresso UIA, a arquitetura e urbanista Violeta Saldanha Kubrusly.

O presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, reforçou a importância da “compatibilização de calendários” entre as várias comissões do Conselho para participar a UIA2020.

“Espero que esse momento possa se repetir nos próximos meses, na perspectiva de alinharmos nossas ações com a realização deste nosso congresso”, acrescentou.

Um congresso focado no debate

A coordenadora do Comitê Científico do congresso UIA2020, Elisabete França.

“Nós queremos fazer um congresso mais propositivo do ponto de vista da ação profissional, e menos acadêmico, por assim dizer”, afirma o comissário da UIA2020, Anderson Fioretti.

Segundo Fioretti, o plano do congresso é ser mais voltado para a discussão, em que “você assiste, debate, propõe”. Paralelamente, também está prevista a realização de palestras magnas, quando uma personalidade convidada discorre sobre tema elegido pela organização.

A coordenadora do Comitê Científico afirma que São Paulo tem um conjunto de experiências e boas práticas a apresentar para o resto do país, seja através de teses, exposições ou publicações.

Elisabete França pediu que o CAU/SP organize um calendário de eventos para organizar essas boas propostas, e que esse conteúdo tenha ênfase na atividade do arquiteto e urbanista, e na relevância da profissão.

E citou como exemplo as parcerias público-privadas já planejadas e realizadas no Estado, ou mesmo o projeto “Rio+Cidades” do CAU/SP.

“Seria ótimo mostrar essas boas práticas para o resto do Brasil”.

 

Publicado em 31/10/2018
Da Redação

 

 

 

 

Publicação

01.11.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
15.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo