Seminário interno discute projeto de Acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Seminário interno discute projeto de Acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo

Publicação

28.09.2018

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Seminário interno discute projeto de Acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo

Seminário realizado em São Paulo discutiu projeto de Acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo

O CAU/SP realizou nesta quarta-feira, dia 26/09, em São Paulo/SP, um seminário interno sobre “Acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo”. A atividade reuniu os conselheiros paulistas para discutir o projeto criado pelo CAU/BR como instrumento de estímulo a qualidade do ensino na graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

Na abertura do encontro, o Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, apresentou um breve histórico das ações desenvolvidas pelo CAU, desde a sua criação, na defesa da excelência na formação dos profissionais, em especial na perspectiva da criação de um selo de qualidade de cursos a ser outorgado pelo Conselho.

Geraldine ressaltou que “essa é uma das vertentes de aferição da qualidade de ensino” e destacou ainda que, “além dela, temos outras a fortalecer”.

Em seguida, Andrea Lucia Vilela Arruda, Conselheira representante das Instituições de Ensino e Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, fez uma apresentação detalhada do Projeto do Sistema de Acreditação de Cursos de Arquitetura e Urbanismo, aprovado pelo Plenário do CAU/BR em 2016.

Após a apresentação, um debate reuniu o Coordenador da Comissão de Ensino do CAU/SP, José Antonio Lanchoti, o professor e ex-presidente do CAU/SP (2015-2018), Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza, o ex-presidente da CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior), Sergio Roberto Kieling Franco, e o Presidente da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Nivaldo Vieira de Andrade Junior.

Ao final do encontro o Presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, que também prestigiou a atividade, destacou a importância do projeto e do envolvimento do CAU/SP nessa iniciativa. Para ele, esse é um trabalho “que deve ser feito com todas as mãos e cabeças preocupadas e responsáveis por esse momento de afirmação do Conselho profissional, que vem se diferenciando justamente pela atuação e o compromisso com a sociedade, com a formação e as atribuições dos profissionais”.

No dia 20/09, a Comissão de Ensino e Formação do CAU/SP aprovou por unanimidade minuta de convênio de cooperação técnica entre o Conselho paulista e o CAU/BR para desenvolvimento de ações conjuntas visando a implantação e execução do Projeto Piloto de Acreditação de cursos de Arquitetura e Urbanismo. 

 

Publicado 28/09/2018
Da redação 

Publicação

28.09.2018

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo