STF confirma legitimidade da cobrança de taxa para emissão de ARTs – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

STF confirma legitimidade da cobrança de taxa para emissão de ARTs

Publicação

27.10.2016

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

STF confirma legitimidade da cobrança de taxa para emissão de ARTs

stf800

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a legitimidade para conselhos profissionais de Agronomia e Engenharia fixarem taxa para emissão de “Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”.

Por maioria dos votos, o Supremo negou, no início deste mês, provimento a um Recurso Extraordinário de uma construtora de Santa Catarina, que questionava a aplicação da lei que regulava a ART.

A autora do recurso apontou que a norma questionada feria o princípio da legalidade tributária (União, Estados e municípios não podem instituir ou aumentar tributo sem lei prévia). E que a referida norma, ao delegar aos conselhos o poder de fixar a taxa, mantém vícios de uma lei anterior já declarada inconstitucional pelo próprio STF.

O ministro Dias Toffoli, relator do caso, entendeu que a referida lei abre espaço para que o conselho profissional complemente a legislação definindo o valor da taxa, além de estabelecer um teto para essa cobrança.

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) – que edita resoluções na área – “por sua íntima relação com o exercício do poder de polícia, pode complementar o aspecto quantitativo da taxa referente à ART, preservando com maior rigor, em cotejo com a atuação do legislador, a razoável equivalência entre o valor da exação e os custos que ela pretende ressarcir”.

O relator também considerou que o poder legislador não teria condições de estabelecer e fixar a relação de custos da atividade exercida na área.

O Presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, ressalta que “a decisão ratifica também a necessidade e a legalidade da taxa cobrada sobre o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) no âmbito do CAU”.

Publicado em 27/10/2016
Da Redação

Publicação

27.10.2016

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
27.03.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo