Torne o CAU/SP um aliado contra o exercício irregular da profissão – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Torne o CAU/SP um aliado contra o exercício irregular da profissão

Publicação

06.08.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Torne o CAU/SP um aliado contra o exercício irregular da profissão

Croqui de projeto arquitetônico.
Denunciar possíveis irregularidades na profissão é um direito do arquiteto e urbanista, e uma forma de proteção à sociedade. Imagem: Gabriel de Andrade Fernandes/Flickr CC.

O CAU/SP recebe dezenas de denúncias todos os meses a respeito de possíveis irregularidades no exercício da Arquitetura e Urbanismo. As denúncias são registradas, avaliadas e averiguadas. Constada a irregularidade, o responsável (o denunciado) é notificado preventivamente, ficando sujeito aos rigores da lei caso não corrija o problema.

É um procedimento trabalhoso, mas que o profissional de Arquitetura e Urbanismo pode contribuir imensamente para agilizar.

InfograficoFluxoDenuncias
O que acontece com sua denúncia no CAU/SP? Entenda a tramitação e os prazos envolvidos no processo de fiscalizar o exercício da Arquitetura e Urbanismo. [Clique na imagem para ampliar]
Primeiro, acessando os canais regulares para encaminhar sua denúncia; segundo, fornecendo as informações adequadas de modo a facilitar (e acelerar) o trabalho do fiscal designado pelo Conselho para averiguar o fato relatado.

Veja passo a passo como formalizar sua denúncia pelo SICCAU

É importante notar que todo fiscal do CAU deve verificar “in loco” a procedência de uma denúncia e preencher um relatório bastante detalhado sobre a irregularidade constatada.

Desse modo, quanto mais informações tiver de antemão, melhor.

Como denunciar

O Conselho dispõe de 2 canais para receber as denúncias dos profissionais:

1)      O Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU);

2)     A via presencial, na sede localizada na capital paulista, ou em quaisquer uma das 10 sedes regionais;

Em todos os casos, o profissional deve fornecer alguns dados básicos sobre a localização da possível irregularidade, bem como uma descrição detalhada do fato denunciado. O CAU/SP tem um atendimento telefônico – (11) 3337-6939, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h – que  o profissional pode usar para tirar dúvidas.

As principais irregularidades

A ausência de um responsável técnico por uma obra ou projeto foi uma das principais irregularidades denunciadas no Conselho nesta primeira metade do ano.

Veja no infográfico abaixo as denúncias mais registradas pelo Conselho, bem como o encaminhamento na área de Fiscalização.

Publicação

06.08.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
25.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo