Uso da tecnologia BIM no mercado é foco de GT do CAU/SP – CAU/SP

Portal da Transparência

Notícias

Uso da tecnologia BIM no mercado é foco de GT do CAU/SP

Publicação

31.08.2015

Categorias:

Escrito por:

Redação CAU/SP

Compartilhar

Uso da tecnologia BIM no mercado é foco de GT do CAU/SP

Imagem de modelo BIM cedida por Contier Arquitetura.

Como está a difusão do BIM (Modelagem da Informação da Construção) entre profissionais de Arquitetura e Urbanismo no Estado de São Paulo? O Grupo de Trabalho do CAU/SP dedicado a essa tecnologia quer saber a resposta.

Para isso, o plano de ação do GT BIM – Informática Aplicada à Arquitetura vai retomar um trabalho de pesquisa já iniciado no ano passado e avançar.

Em 2014, o GT inquiriu as Instituições de Ensino do Estado sobre o grau de uso e adoção dessa ferramenta. Das mais 80 instituições consultadas, cerca de 30 retornaram os questionários enviados. O Grupo vai consolidar as respostas e revelar os resultados em um artigo a ser publicado na próxima edição da Revista do CAU/SP, prevista para este semestre.

Os escritórios de Arquitetura e Urbanismo são a próxima frente de pesquisa do GT. O Grupo deve enviar questionários eletrônicos a todos os escritórios registrados no CAU/SP para averiguar o ritmo de adoção dessa tecnologia no Estado.

“Queremos saber quantos já conhecem a tecnologia BIM e quantos já efetivamente usam. Também queremos saber se já receberam demandas de clientes com uma solicitação específica pelo uso dessa tecnologia ou se já receberam ofertas para adotar essa tecnologia”, comenta a coordenadora do GT, a arquiteta e urbanista Miriam Castanho.

Consultar os fornecedores e prestadores de serviços do mercado de Arquitetura e Urbanismo deve ser uma terceira frente de trabalho do GT, que iniciou as discussões nesse sentido recentemente.

Para a coordenadora, que usa a tecnologia desde 2002, o BIM veio para retomar um papel perdido por arquitetos e urbanistas no mercado. “É uma tecnologia importante para que a gente possa recuperar o papel que um dia tivemos na construção civil e não ficarmos como ‘meros desenhistas’. Nós somos projetistas e o BIM ajuda a recuperar isso”, diz.

Além da coordenadora, o GT é composto pelos arquitetos e urbanistas: Alan Cury, Cristiano Antonio Morales Jorge, Fabio Ribeiro Arena e Miguel Gustavo Fabregues (membros titulares). Mauricio de Castro Gazola e Ana Maria Lazzari são membros substitutos.

Publicado em 31/08/2015
Da redação

Publicação

31.08.2015

Escrito por:

Redação CAU/SP

Categorias:

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
19.04.2024

Como participar dos editais de Fomento do CAU/SP?

capa fomentos.3

Os Editais de Fomento consolidando as parcerias entre CAU/SP e a sociedade civil.

Como contratar um arquiteto?

É recomendável contratar um profissional da Arquitetura e Urbanismo considerando três aspectos: combinando as regras; levantando as necessidades e como o arquiteto e urbanista trabalha.

Contrate um arquiteto! Conheça 12 passos que você deve saber antes de construir ou reformar.

Pular para o conteúdo